top of page
Foto do escritorLaís E. Chaves

O que é Telemetria? Como funciona e benefícios

Definição de Telemetria


A telemetria pode ser resumida como o ato de medir alguma coisa de forma remota e automática. Explicando melhor, a telemetria é o registo e a transmissão automática de dados de fontes remotas ou inacessíveis para um sistema informatizado, num local diferente para monitoração e análise de dados. Esses dados podem ser transmitidos por canais de comunicação, como internet, rádio, infravermelho, ultrassom, GSM, satélite ou cabo, dependendo da aplicação.


A telemetria não é utilizada apenas no desenvolvimento de software, mas também em meteorologia, transporte, medicina, e diversas outras áreas. No mundo do desenvolvimento de software, propriamente, a telemetria pode oferecer conhecimentos sobre as funcionalidades que os usuários finais mais utilizam, detecção de bugs e problemas, além de oferecer uma melhor visibilidade do desempenho sem a necessidade de solicitar feedback diretamente.


A telemetria pode ser resumida como o ato de medir alguma coisa de forma remota e automática.
A telemetria pode ser resumida como o ato de medir alguma coisa de forma remota e automática.

Como a Telemetria funciona?


A telemetria funciona através de sensores na fonte remota que medem dados físicos (tais como precipitação, pressão ou temperatura) ou elétricos (tais como corrente ou tensão). Isto é convertido em tensões elétricas que são combinadas com dados de tempo. Estes formam um fluxo de dados que é transmitido através de um meio sem fios, com fios ou uma combinação de ambos. No receptor remoto, o fluxo é desagregado e os dados originais são apresentados ou processados com base nas especificações do usuário.


No contexto do desenvolvimento de software, o conceito de telemetria é muitas vezes confundido com o logging. Mas o logging é uma ferramenta utilizada no processo de desenvolvimento para diagnosticar erros e fluxos de código, e concentra-se na estrutura interna de um website, aplicação, ou outro projeto de desenvolvimento.


Contudo, uma vez lançado um projeto, a telemetria é o que se procura para permitir a coleta automática de dados, ela é o que torna possível a coleta de todos aqueles dados brutos que se tornam análises valiosas e acessíveis.


Benefícios da Telemetria


O principal benefício da telemetria é a capacidade de monitorar o estado de um objeto ou ambiente enquanto está fisicamente distante dele. Após enviar um produto, não podemos estar fisicamente presentes, espreitando por cima dos ombros de milhares (ou milhões) de usuários enquanto estes se envolvem com o produto para descobrir o que funciona, o que é fácil e o que é incômodo. Graças à telemetria, esses conhecimentos podem ser enviados diretamente para uma dashboard para que possamos analisar e agir sobre os dados coletados.


A telemetria fornece conhecimentos sobre como o seu produto está funcionando para os usuários - à medida que o utilizam - o que a torna uma ferramenta incrivelmente valiosa para o monitoramento e gestão contínua do desempenho. Além disso, podemos utilizar os dados recolhidos da versão 1.0 para impulsionar melhorias e priorizar atualizações para o lançamento da versão 2.0, por exemplo.


O principal benefício da telemetria é a capacidade de um usuário final monitorar o estado de um objeto ou ambiente enquanto está fisicamente distante dele.
O principal benefício da telemetria é a capacidade de um usuário final monitorar o estado de um objeto ou ambiente enquanto está fisicamente distante dele.


A Telemetria te permite responder perguntas como:


  • Os seus clientes estão utilizando as funcionalidades que você esperava? Como eles se envolvem com o seu produto?


  • Com que frequência os usuários utilizam o seu aplicativo, e por quanto tempo?


  • Quais as opções de configuração que os usuários mais selecionam? Preferem certos tipos de visualização, modalidades de entrada, orientação de tela, ou outras configurações de dispositivos?


  • O que acontece quando ocorrem falhas? As falhas acontecem com mais frequência quando certas características ou funções são utilizadas? Qual é o contexto que envolve uma falha?


Obviamente, as respostas a estas e a muitas outras perguntas podem ser respondidas com telemetria, e são inestimáveis para o processo de desenvolvimento, permitindo-lhe fazer melhorias contínuas e introduzir novas funcionalidades, o que, para os seus usuários finais, pode parecer que você está lendo as mentes deles - o que de fato está, graças à telemetria!


Quer saber mais sobre a Telemetria e suas aplicações? Acesse já o nosso site!



Ou entre em contato conosco, estamos a disposição para atendê-lo(a):


41 99923-6207 | 41 3538-2225


Fonte:

https://stackify.com/telemetry-tutorial/

https://ilumeo.com.br/


bottom of page