Inteligência Artificial não é mais apenas uma palavra da moda ou uma tendência do futuro; ela se tornou uma realidade, e já faz parte da nossa vida cotidiana. Com empresas construindo máquinas inteligentes para diversas aplicações, companhias desenvolvendo apps de AR (Realidade Aumentada) e Robôs Humanoides, a IA está revolucionando todos os setores comerciais e veio para ficar.
Ao longo desse post você vai conhecer algumas das muitas aplicações de Inteligência Artificial que parecem ter saído diretamente de um filme de ficção científica! Confira:
Apps de Realidade Aumentada
AR significa Realidade Aumentada, ou seja, uma tecnologia que está equipada para adicionar conteúdo digital em um mundo físico, sem nenhuma mudança em seus aspectos gerais.
A tecnologia AR é composta pela combinação de um processador, sensores e um display que tem como objetivo mesclar informações digitais e físicas, em outras palavras, a AR elimina a necessidade de um produto físico propriamente.
Conheça o Top 10 melhores Apps de Realidade Aumentada em 2023:
1. Google Lens
O Google Lens é uma tecnologia de reconhecimento de imagem projetada para trazer resultados de pesquisa relevantes. A análise visual baseada em uma rede neural ajuda a fornecer resultados precisos de uma maneira mais eficiente.
2. IKEA Place
O IKEA Place ajuda a colocar virtualmente objetos virtuais em cenários do mundo real, o que ajuda a escalar modelos 3D sem nenhuma mudança no espaço físico.
3. Microsoft Math Solver
O Microsoft Math Solver é um aplicativo educacional de nível básico, que resolve problemas matemáticos e científicos em apenas um clique.
4. Wanna Kicks: AR Sneakers Try On
O Wanna Kicks é um aplicativo baseado em AR que ajuda a descobrir como tênis novos ficariam, em tempo real, com a mais recente e ampla gama de tênis da moda.
5. Blippar
A Blippar serve como uma alternativa ao Google Lenses, é uma tecnologia de reconhecimento de imagem baseada em AR que fornece resultados de busca precisos.
6. Wikitude
A Wikitude é a plataforma AR mais utilizada para desenvolver aplicativos e protótipos de AR móveis. Ela permite aos desenvolvedores implementar recursos de geolocalização, juntamente com o rastreamento de imagens e reconhecimento de objetos.
7. Apple AR Kit
O kit AR da Apple permite aos desenvolvedores projetar e desenvolver aplicações com suas características únicas de rastreamento facial, rastreamento de movimento estável e rápido, etc.
8. Augmentir
Augmentir é a primeira plataforma mundial de trabalhadores conectados por IA, desempenhando um papel vital em empresas de manufatura e serviços, para melhorar a segurança, a qualidade e a produtividade.
9. ARCore
O ARCore utiliza três tecnologias chave para "incorporar" conteúdo virtual em ambientes reais, rastreamento de movimento, reconhecimento ambiental e reconhecimento de iluminação.
10. Vuforia
Vuforia serve como uma poderosa plataforma voltada para o desenvolvimento de aplicações, com o objetivo de soluções comerciais com experiência em AR.
Robôs Humanoides
Um robô humanoide é muito semelhante a um corpo humano, mas estes robôs são unidades de serviço profissional, construídos para realizar interações com ferramentas humanas e atendimento ao cliente. Estes robôs humanoides também são usados para inspeção e manutenção.
Conheça o Top 5 robôs humanoides da atualidade:
Nadine
Nadine é um robô empático que retorna saudações, faz contato visual e até mesmo, se lembra de todas as conversas que tiveram com ela. Ela é um robô com personalidade, humor e emoções. O rosto e as mãos de Nadine foram criados por uma empresa japonesa, Kokoro.
Geminoid DK
Este robô é um 'gêmeo' realista de Henry Scharfe, da Universidade de Aalborg. Este robô humanoide resulta de uma colaboração entre uma empresa privada japonesa e a Universidade de Osaka, que foi supervisionada por Hiroshi Ishiguro, diretor do Laboratório de Robótica Inteligente da universidade.
Junco Chihira
Junco Chihira é um robô androide extremamente realista criado pela Toshiba. A Junco trabalha em tempo integral em um centro de informações turísticas em Tóquio. Ela utiliza a capacidade de reconhecimento de fala para responder às perguntas dos turistas.
Jia Jia
Jia Jia é o primeiro robô humanoide da China. Jia Jia foi criada pela equipe de pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia da China. Ela pode manter uma conversa normal com uma pessoa, com expressão facial realista, ela faz isso com a ajuda de algoritmos de geração de fala e tecnologias de reconhecimento facial.
Sophia
Sophia é considerado o robô humanoide mais avançado atualmente. Sophia estreou em 2016, ela era única e sua interação com as pessoas foi a coisa mais improvável que você pode ver em uma máquina. Ela foi projetada por uma empresa de Hong Kong, Hanson Robotics. Sophia é a primeira cidadã robô do mundo e a primeira embaixadora de inovação robótica para o programa de desenvolvimento das Nações Unidas.
Gaming
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial se tornou parte integrante da indústria de jogos. Na verdade, uma das maiores conquistas da IA está na indústria de jogos. O software AlphaGo baseado em IA do DeepMind, famoso por derrotar Lee Sedol, o campeão mundial no jogo de GO, é uma das realizações mais significativas no campo da IA.
Logo após a vitória, o DeepMind criou uma versão avançada do AlphaGo chamada AlphaGo Zero que derrotou o predecessor em uma partida de IA-IA. Ao contrário do AlphaGo original, que o DeepMind treinou ao longo do tempo usando uma grande quantidade de dados e supervisão, o sistema avançado, AlphaGo Zero ensinou a si mesmo como dominar o jogo.
Outros exemplos de Inteligência Artificial em jogos incluem o First Encounter Assault Recon, popularmente conhecido como F.E.A.R, que é um jogo de tiro.
Exploração Espacial
Expedições e descobertas espaciais exigem a análise de grandes quantidades de dados. Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquinas são a melhor maneira de tratar e processar dados nesta escala.
Após rigorosas pesquisas, os astrônomos usaram a Inteligência Artificial para peneirar anos de dados obtidos pelo telescópio Kepler a fim de identificar um distante sistema solar de oito planetas.
A Inteligência Artificial também está sendo usada na missão da NASA em Marte, o Mars 2020 Rover. O AEGIS, que é um Rover Mars baseado em IA, já está no planeta vermelho. O rover é responsável pelo direcionamento autônomo das câmeras a fim de realizar investigações em Marte.
Veículos Autônomos
O desenvolvimento de veículos autônomos irá definitivamente revolucionar o sistema de transporte. Empresas como a Waymo conduziram vários testes em Phoenix antes de implantar seu primeiro serviço público de transporte de veículos automotores baseado em IA. O sistema de IA coleta dados do radar dos veículos, câmeras, GPS e serviços em nuvem para produzir sinais de controle que operam o veículo.
Algoritmos avançados de aprendizagem profunda podem prever com precisão o que os objetos nas proximidades do veículo podem fazer. Isto torna os veículos Waymo mais eficazes e seguros.
Outro exemplo famoso de um veículo autônomo é o carro autônomo Tesla. A Inteligência Artificial implementa visão computacional, detecção de imagem e aprendizagem de máquina profunda, para construir carros que podem automaticamente detectar objetos e dirigir por aí sem intervenção humana.
Quer saber mais sobre Inteligência Artificial e suas aplicações? Acesse já o nosso site:
E inscreva-se no nosso Blog para ficar por dentro de todas as novidades!
Fonte:
https://www.simplilearn.com/tutorials/artificial-intelligence-tutorial
https://www.edureka.co/blog/artificial-intelligence-applications/
Comments