top of page

Telemática: O que é?

Atualizado: 19 de set. de 2022

"Telemática é a tecnologia que permite a comunicação à distância entre serviços de informática por meio de redes de telecomunicações."


Telemática significa comunicação máquina-a-máquina (M2M), rastreio, monitorização e gestão remota de veículos e vários bens móveis.
Telemática significa comunicação máquina-a-máquina (M2M), rastreio, monitorização e gestão remota de veículos e vários bens móveis.


Definição de Telemática


A palavra telemática é a mistura das palavras telecomunicações + informática, ou seja, pode ser interpretada como "telecomunicações computadorizadas". A parte "telecomunicações" significa que a telemática permite enviar, receber e recolher dados a partir de sensores e dispositivos. A parte "informatizada" indica que a informação pode ser visualizada diretamente na tela do seu computador ou smartphone. Basicamente, telemática significa comunicação máquina-a-máquina (M2M), rastreio, monitorização e gestão remota de veículos e vários bens móveis.


Telemática vs IoT


Qual é a diferença entre Telemática e IoT? A telemática é apenas uma parte da Internet das Coisas. Ela abrange, mais especificamente, a área relacionada com sensores e localizadores GPS para utilização em:

  • frotas;

  • caminhões;

  • caminhões refrigerados;

  • veículos especiais;

  • máquinas agrícolas;

  • equipamentos de construção;

  • ônibus, veículos de passageiros;

  • compartilhamento de carros;

  • carros particulares;

  • bens estacionários;

  • contêineres;

  • reboques, etc.


Telemática vs Telemetria


Telemetria soa como algo muito semelhante à telemática, mas na verdade, tem um significado diferente. Pode ser literalmente traduzida como "medições remotas", a telemetria cobre, mais especificamente, a parte da telemática envolvida com as leituras dos sensores e a obtenção de dados.



A telemática permite enviar, receber e recolher dados a partir de sensores e dispositivos.
A telemática permite enviar, receber e recolher dados a partir de sensores e dispositivos.

O que é um sistema telemático?


Um sistema telemático é uma plataforma ou software, que recebe dados de um rastreador telemático de carros ou dispositivos móveis, e os exibe em uma interface para o usuário. O software telemático é fundamental na coleta desses dados e no envio dos comandos para os veículos e dispositivos, navegando em tempo real ou em viagens passadas, gerando alertas e fornecendo análises com profundidade.


Como esses sistemas telemáticos funcionam?


Um sistema telemático utiliza o dispositivo de rastreamento GPS do veículo para enviar, receber e armazenar dados de telemetria. O dispositivo se conecta à porta de diagnóstico a bordo (OBD-II) ou à porta de barramento CAN com um cartão SIM. Ele também usa um modem a bordo para se comunicar com o servidor central da empresa através de uma rede sem fio.


O sistema telemático coleta a localização via GPS e dados específicos do veículo, que transmite através de diferentes métodos (comunicação via satélite, dados móveis, rádio, etc.) para o servidor central. O servidor analisa os dados e permite que os usuários finais visualizem os resultados através de um site seguro ou aplicativo móvel.


Benefícios da Telemática


A telemática permite o monitoramento das operações de uma empresa, fornecendo relatórios a partir dos dados coletados.
A telemática permite o monitoramento das operações de uma empresa, fornecendo relatórios a partir dos dados coletados.


A telemática permite o monitoramento das operações de uma empresa, fornecendo relatórios a partir dos dados coletados. Ela também é uma ótima opção para monitorar equipes externas, tornando possível acompanhar o deslocamento de agentes de campo. Além de uma série de outros benefícios, como:


  • Maior eficiência nos atendimentos;

  • Mais agilidade na comunicação entre empresa e cliente;

  • Menos burocracia e mais agilidade no fluxo de trabalho;

  • Redução de custos por meio da automatização de atividades;

  • Acesso a relatórios e dados completos e atualizados.


Quer saber mais sobre Telemática e suas aplicações? Acesse já o nosso site!




Fontes:

https://www.navixy.com/

https://maplink.global/

https://www.cobli.co/



bottom of page