A Internet das coisas, ou IoT, é a transmissão de dados entre uma coisa e outra, seja essa coisa uma pessoa, máquina, computador, etc. O termo IoT está ligado à uma rede coletiva de dispositivos conectados e à tecnologia que possibilita a comunicação entre esses dispositivos e a nuvem, bem como entre eles mesmos.
Trata-se de um sistema de dispositivos computacionais inter-relacionados, máquinas mecânicas e digitais, objetos, animais ou pessoas que possuem identificadores únicos (IDs) e a capacidade de transferir dados através de uma rede, sem a necessidade de interação de humano para humano ou de humano para computador.
Uma 'coisa' na Internet das coisas pode ser tanto uma pessoa com um implante de monitor cardíaco, por exemplo, como um animal de fazenda com um biochip, um automóvel com sensores embutidos para alertar o motorista quando a pressão dos pneus estiver muito baixa ou qualquer outro objeto natural, ou feito pelo homem, ao qual possa ser atribuído um endereço de Protocolo de Internet (IP) e que seja capaz de transferir dados através de uma rede.
Atualmente, temos bilhões de dispositivos conectados à Internet, o que significa que qualquer dispositivo que utilizamos no cotidiano pode utilizar sensores para coletar dados e responder de uma maneira inteligente aos seus usuários, tal como eletrodomésticos, carros, máquinas e muitos outros.
O papel da IoT é justamente integrar essas 'coisas' que usamos no dia a dia à Internet. E o que é mais interessante é que essa integração já vem acontecendo desde a década de 90... Engenheiros de computação começaram a adicionar processadores e sensores a objetos cotidianos desde aquela época. Inicialmente, faziam isso por meio de Chips, que condizente com a época, eram grandes e lentos. Mas à medida que esses dispositivos foram se atualizando e evoluindo, esse processamento de dados começou a ficar mais rápido e inteligente.
O que antigamente era um processo caro, aos poucos começou a ficar mais acessível, possibilitando a integração da capacidade computacional a pequenos objetos. Nesse contexto, surge todo um setor que foca em automação e integração de dispositivos IoT, seja em nossas casas, empresas, indústrias, dentre outros. Esses dispositivos inteligentes transmitem automaticamente e de uma maneira 'invisível' os dados coletados para a Internet, e essa inteligência, a tecnologia utilizada propriamente, é chamada de Internet das Coisas.
Cada vez mais, organizações e uma grande variedade de indústrias estão usando a IoT para performar com mais eficiência, entender melhor os seus clientes, oferecer um melhor atendimento, uma tomada de decisões mais eficiente, além de, aumentar o valor e rendimento do seu serviço ou produto.
Quer saber mais sobre Internet das Coisas e soluções práticas para a sua empresa?
Acesse já o nosso site:
E lembre de nos seguir nas redes sociais!
E você, já sabia o que era a Internet das Coisas (IoT)? Conta pra gente!
Sim
Não
Mais ou menos...
Fonte: https://www.techtarget.com/
Comments