top of page

Como a IoT pode MUDAR a sua vida

Atualizado: 3 de out. de 2023

A Internet das coisas ajuda as pessoas a viver e trabalhar de forma mais inteligente, assim como a ganhar mais controle sobre suas vidas. Além de oferecer dispositivos inteligentes para automatizar as casas, a IoT é essencial para os negócios, pois fornece às empresas uma visão em tempo real de como seus sistemas realmente funcionam, fornecendo insights sobre tudo, desde o desempenho das máquinas até a cadeia de fornecimento e operações logísticas.


Este Post abordará os seguintes aspectos para exemplificar a importância da Internet das Coisas:


Por que a Internet das coisas é tão importante?


A Internet das coisas ajuda as pessoas a viver e trabalhar de forma mais inteligente, assim como a ganhar mais controle sobre suas vidas.
A Internet das coisas ajuda as pessoas a viver e trabalhar de forma mais inteligente, assim como a ganhar mais controle sobre suas vidas.

A IoT permite que as empresas automatizem seus processos e reduzam custos com mão-de-obra. Também reduz o desperdício e melhora a prestação de serviços, tornando mais acessível a fabricação e entrega de mercadorias, além de oferecer transparência nas transações com os clientes.


A Internet das Coisas é uma das tecnologias mais importantes da atualidade, e continuará a ganhar força à medida que mais empresas perceberem o potencial dos dispositivos conectados para mantê-las competitivas no mercado.


Aplicações de IoT para consumidores e empresas


As aplicações de IoT abrangem vários setores, incluindo automotivo, telecomunicações, energia, dentre outros.
As aplicações de IoT abrangem vários setores, incluindo automotivo, telecomunicações, energia, dentre outros.

Há inúmeras possibilidades de aplicações da Internet das coisas, que vão desde a Internet de consumo até a Internet de manufatura e industrial (IIoT). As aplicações de IoT abrangem vários setores, incluindo automotivo, telecomunicações, energia, dentre outros.


No segmento de consumo direto, por exemplo, as casas automatizadas são equipadas com termostatos e eletrodomésticos inteligentes, dispositivos conectados de aquecimento, iluminação e eletrônicos, que podem ser controlados remotamente através de computadores e smartphones, a chamada automação residencial.


Dispositivos inteligentes com sensores e software podem coletar e analisar dados dos usuários, enviando mensagens para outras tecnologias sobre os usuários, com o objetivo de tornar a vida mais fácil e confortável. Esses dispositivos também podem ser usados para segurança pública, por exemplo, melhorando os tempos de resposta dos socorristas durante emergências, fornecendo rotas otimizadas para um local ou rastreando os sinais vitais dos trabalhadores da construção ou bombeiros em locais de risco de vida.


Na área da saúde, a Internet das coisas oferece muitos benefícios, incluindo a capacidade de monitorar os pacientes mais de perto, utilizando uma análise dos dados gerados. Os hospitais frequentemente usam os sistemas IoT para completar tarefas como o gerenciamento de inventário tanto para produtos farmacêuticos quanto para instrumentos médicos.


Edifícios inteligentes podem, por exemplo, reduzir os custos de energia usando sensores que detectam quantos ocupantes estão em uma sala. A temperatura pode se ajustar automaticamente, ligando o ar condicionado se os sensores detectarem que uma sala de conferência está cheia ou desligando se todos no escritório tiverem ido para casa.


Na agricultura, os sistemas agrícolas inteligentes baseados em IoT podem ajudar a monitorar a luz, a temperatura, a umidade do ar e a umidade do solo dos campos de cultivo, usando sensores conectados. A IoT também pode ser utilizada na automação dos sistemas de irrigação.


Em uma cidade inteligente, os sensores e implantações IoT, tais como iluminação pública e medidores inteligentes, podem ajudar a aliviar o tráfego, conservar energia, monitorar e tratar de preocupações ambientais, e melhorar o saneamento.


Algumas das vantagens da Internet das coisas incluem:


⦁ possibilidade de acessar informações de qualquer lugar e a qualquer momento em qualquer dispositivo;

⦁ melhoria da comunicação entre os dispositivos eletrônicos conectados;

⦁ transferência de pacotes de dados através de uma rede conectada, economizando tempo e dinheiro;

⦁ automação de tarefas, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços de uma empresa e reduzindo a necessidade de intervenção humana.


Como a IoT pode melhorar nossas vidas?


A Internet das Coisas tem um impacto gigantesco tanto na vida humana quanto no trabalho.
A Internet das Coisas tem um impacto gigantesco tanto na vida humana quanto no trabalho.

A Internet das Coisas tem um impacto gigantesco tanto na vida humana quanto no trabalho. Ela permite que as máquinas assumam tarefas repetitivas e façam trabalhos pesados tornando a vida mais confortável, produtiva e saudável.

"Dispositivos conectados podem mudar toda a sua rotina matinal. Quando você aperta o botão soneca, seu despertador automaticamente liga a máquina de café e abre as cortinas da janela. Sua geladeira detecta automaticamente os alimentos que estão acabando e os encomenda para entrega em domicílio. Seu forno inteligente diz a você o menu do dia. Ele pode até preparar ingredientes misturados previamente e garantir que seu almoço fique pronto. Seu smartwatch agenda reuniões enquanto seu carro conectado configura o GPS automaticamente para reabastecimento de combustível. As possibilidades são infinitas em um mundo de IoT."


Alguns exemplos práticos:


Cenário nº 1: IOT em sua casa


IOT em sua casa
IOT em sua casa

Imagine que você acorda às 7 da manhã todos os dias para ir trabalhar. Seu despertador faz o trabalho de te acordar muito bem, todos os dias, no mesmo horário. Até que algo dá errado... Seu ônibus está atrasado devido a um grande acidente em uma rodovia principal, o que significa que você vai ter que dirigir para o trabalho. O único problema é que leva mais tempo para dirigir, e você teria que se levantar às 6h45 para evitar chegar atrasado. Ah, e está chovendo muito, então você teria que dirigir mais devagar do que o normal.


Um relógio despertador conectado ou habilitado para IoT se reiniciaria baseado em todos esses fatores, para garantir que você chegasse ao trabalho a tempo. Ele poderia reconhecer que seu ônibus habitual atrasou, calcular a distância e o tempo de viagem da sua rota alternativa para o trabalho, verificar o tempo e o fator de velocidade de viagem mais lenta devido à chuva forte, e calcular quando ele precisaria acordá-lo para que você não se atrasasse, poderia até mesmo sincronizar com a sua cafeteira habilitada para IoT, para garantir que seu café matinal estivesse pronto quando você se levantasse.


Cenário nº 2: IoT no transporte


Após ter sido acordado por seu alarme inteligente, agora você está dirigindo para o trabalho. Quando acende a luz do motor. Você prefere não ir direto para a mecânica, mas e se for algo urgente? Em um carro conectado, o sensor que acionou a luz do motor de verificação se comunicaria com os outros sensores do carro. Um componente chamado barramento de diagnóstico coleta dados desses sensores e os passa para um portal no carro, que envia as informações mais relevantes para a plataforma do fabricante. O fabricante pode usar os dados do carro para lhe oferecer a solução ideal para consertar a peça, enviar-lhe instruções de onde está o revendedor mais próximo e certificar-se de que a peça de reposição correta seja encomendada e esteja pronta para você quando você aparecer lá.


A Internet das Coisas pode transformar, melhorar e facilitar as nossas vidas.
A Internet das Coisas pode transformar, melhorar e facilitar as nossas vidas.

Esses são apenas alguns exemplos simples de como a Internet das Coisas pode transformar, melhorar e facilitar as nossas vidas. Realmente, as possibilidades são infinitas em um mundo de IoT!


Quer saber mais sobre a Internet das Coisas e suas aplicações? Acesse já o nosso site!


Ou entre em contato conosco, estamos a disposição para atendê-lo(a):

41 99923-6207 | 41 3538-2225


Fonte:

https://www.techtarget.com/

https://aws.amazon.com/pt/what-is/iot/



Comentarios


bottom of page