O que é?
IoT (Internet of Things, do inglês), ou Internet das coisas como a conhecemos no Brasil, refere-se ao compartilhamento e troca de dados entre uma coisa e outra, seja essa coisa uma pessoa, máquina, computador, etc.
Trata-se de uma rede coletiva de dispositivos conectados, e a tecnologia que possibilita a comunicação entre esses dispositivos e a nuvem, bem como entre eles mesmos.
Como funciona?
A IoT funciona a partir de um sistema de dispositivos computacionais inter-relacionados, máquinas mecânicas e digitais, objetos, animais ou pessoas que possuem identificadores únicos (IDs) e a capacidade de transferir dados através de uma rede, sem a necessidade de interação de humano para humano ou de humano para computador.
Atualmente, temos inúmeros dispositivos conectados à Internet, o que significa que qualquer dispositivo que utilizamos no cotidiano pode utilizar sensores para coletar dados e responder de uma maneira inteligente aos seus usuários.
Para que serve?
A IoT ajuda as pessoas a viver e trabalhar de forma mais inteligente, assim como a ganhar mais controle sobre suas vidas e 'economizar' tempo. Além de oferecer dispositivos inteligentes para automatizar casas e tarefas, a IoT é essencial para os negócios.
Ela possibilita às empresas uma visão em tempo real de como seus sistemas realmente funcionam, fornecendo insights desde o desempenho das máquinas até a cadeia de fornecimento e operações logísticas.
Há inúmeras possibilidades de aplicações da Internet das coisas, que vão desde a Internet de consumo até a Internet de manufatura e industrial (IIoT); abrangendo os mais diversos setores, incluindo automotivo, telecomunicações, energia, dentre outros.
Exemplos de Aplicações
As aplicações da Internet das coisas são inúmeras, confira alguns exemplos:
Monitoramento de pacientes a distância no setor de saúde, assim como gerenciamento de inventário e de produtos farmacêuticos;
Sistemas agrícolas inteligentes que permitem monitorar a luz, temperatura, umidade do solo, etc;
Automação dos sistemas de irrigação no campo;
Automação de casas, podendo ser equipadas com dispositivos inteligentes, desde iluminação, aquecimento e eletrônicos, com controle remoto via computadores ou smartphones;
Automação de processos industriais, diminuindo os custos e aumentando a produtividade do negócio;
Cidades inteligentes, com sensores e implantações IoT, como iluminação pública, medidores inteligentes, controladores de tráfego, dentre outros;
No setor automobilístico, é possível monitorar a performance do condutor e a integridade do veículo, aumentando sua eficiência e otimizando o seu desempenho;
Dentre outras.
Quer saber mais sobre IoT e suas aplicações? Acesse já o nosso site!
E inscreva-se no nosso Blog para ficar por dentro de todas as novidades!
Comments