top of page

Um Breve Histórico da Telemetria

Atualizado: 11 de out. de 2022

Telemetria é a medição automática e a transmissão de dados sem fio a partir de fontes remotas. Em geral, a telemetria funciona da seguinte forma: Os sensores na fonte medem dados elétricos (tais como tensão ou corrente) ou dados físicos (tais como temperatura ou pressão).

Telemetria é a medição automática e a transmissão de dados sem fio a partir de fontes remotas.
Telemetria é a medição automática e a transmissão de dados sem fio a partir de fontes remotas.

Estas medições são convertidas em tensões elétricas específicas. Um multiplexador combina as tensões, juntamente com dados temporizados, num único fluxo de dados para transmissão a um receptor remoto. Após a recepção, o fluxo de dados é separado nos seus componentes originais e os dados são exibidos e processados de acordo com as especificações do utilizador.


Em 1912, a primeira aplicação telemétrica em Chicago utilizou linhas telefônicas para transmitir dados operacionais de uma central elétrica para um escritório central. Uma vez que a telemetria foi originalmente utilizada em projetos como este, os primeiros sistemas de telemetria foram denominados sistemas de supervisão.


Em 1960, foi desenvolvido o princípio da interrogação-resposta, que permitiu uma transmissão mais seletiva de dados a pedido. Nessa altura, um transmissor de telemetria consistia num conjunto de instrumentos de medição, um codificador que traduzia as leituras dos instrumentos em sinais analógicos ou digitais, um modulador, e um transmissor sem fios com uma antena.


O receptor, por sua vez, consistia de uma antena, um conjunto de amplificadores de radiofrequência, um desmodulador e dispositivos de gravação. Os computadores mainframe foram utilizados para processar e armazenar a informação recebida.


Atualmente, as aplicações de telemetria incluem a medição e transmissão de dados de sensores localizados em automóveis, contadores inteligentes, fontes de energia, robôs e até mesmo cidades inteiras, por meio da chamada Internet das Coisas (IoT).


Quer saber mais sobre Telemetria e suas aplicações? Acesse já o nosso site!






Kommentare


bottom of page