O que é robótica?
Robótica é um ramo da engenharia que envolve a concepção, projeto, fabricação e operação de robôs. O objetivo da robótica é criar máquinas inteligentes que possam auxiliar o ser humano de diversas maneiras em vários setores.
Índice:
A robótica pode assumir uma série de formas, um robô pode assemelhar-se a um humano ou pode ter a forma de uma aplicação robótica, como a automação de processos robóticos, por exemplo, que simula como os humanos trabalham, por meio de um software, para realizar tarefas repetitivas baseadas em regras pré-definidas.
Embora o campo da robótica e a exploração de seus usos e funcionalidades tenha crescido substancialmente no século 20, a ideia certamente não é nova.
Um breve histórico da robótica
O termo robótica é uma extensão da palavra robô. Um de seus primeiros usos veio do escritor tcheco Karel Čapek, que usou a palavra em sua peça, 'Rossum's Universal Robots', em 1920.
Entretanto, é o autor de ficção científica, Isaac Asimov, que recebeu crédito por ter sido a primeira pessoa a usar o termo Robótica, nos anos 40, pelo Oxford English Dictionary.
Na história de Asimov, ele sugeriu três princípios para guiar o comportamento de robôs autônomos e máquinas inteligentes.
As Três Leis da Robótica de Asimov se mantêm até hoje:
Os robôs nunca devem prejudicar os seres humanos;
Os robôs devem seguir as instruções dos seres humanos sem violar a regra 1;
Os robôs devem se proteger sem violar as outras regras.
Entretanto, foi somente algumas décadas depois, em 1961, que o primeiro robô programável, Unimate, foi criado para mover peças de metal escaldante de uma máquina de fundição. A série Unimate 1900 se tornou o primeiro braço robótico a ser produzido em massa para automação de fábricas.
O Unimate foi concebido a partir de um projeto para braço mecânico, patenteado em 1954, sendo desenvolvido somente em 1961, pelo inventor americano George Devol, que ficou conhecido como o Avô da Robótica.
Tipos de Robôs
Atualmente, os robôs industriais, assim como muitos outros tipos de robôs, são usados para realizar tarefas repetitivas. Eles podem ter a forma de um braço robótico, exoesqueleto robótico ou robôs humanoides tradicionais.
Robôs industriais e braços robóticos são usados por fabricantes e armazéns, como os da Amazon, Devol, Best Buy e muito mais.
Para funcionar, uma combinação de programação e algoritmos de computador, um manipulador controlado remotamente, atuadores, sistemas de controle, assim como sensores em tempo real e um elemento de automação, ajudam a informar o que um robô ou sistema robótico deve fazer.
Alguns tipos de robôs:
Androids: Se parecem com os seres humanos e são frequentemente móveis;
Telechir: Complexos e controlados remotamente;
Telepresença: Simulam estar fisicamente presentes;
Industrial: Adaptáveis, reprogramáveis e com manipuladores polivalentes;
Swarm (enxame): "Robôs insetos", trabalham em frotas; supervisionados por um único controlador;
Smart: Inteligência artificial embutida que aprende com o ambiente e as experiências.
Alguns exemplos de aplicações para robótica:
Eletrônica doméstica;
Programação informática/computadores;
Inteligência artificial;
Ciência dos dados;
Aplicações militares;
Engenharia mecânica;
Mecatrônica;
Nanotecnologia;
Bioengenharia/cuidados com a saúde;
Aeroespacial;
Dentre muitas outras.
Quer saber mais sobre Robótica e suas aplicações? Acesse já o nosso site!
Ou entre em contato conosco, estamos à disposição para atendê-lo:
(41) 3538-2225 | (41) 99923-6207
Fonte: https://www.techtarget.com/
Parabéns muito bacana o texto.