top of page

Narrowband IoT (NB-IoT): Uma Tecnologia Inovadora

Você já ouviu falar de Narrowband IoT (NB-IoT)? Trata-se de um protocolo de Internet das coisas (IoT) sem fio que utiliza a tecnologia de rede de área ampla de baixa potência (LPWAN). Foi desenvolvido pela 3GPP (3rd Generation Partnership Project) para comunicação celular sem fio que permite uma ampla gama de novos dispositivos e serviços.

Narrowband IoT (NB-IoT): Protocolo de Internet das coisas (IoT) sem fio que utiliza a tecnologia de rede de área ampla de baixa potência (LPWAN).
Narrowband IoT (NB-IoT): Protocolo de Internet das coisas (IoT) sem fio que utiliza a tecnologia de rede de área ampla de baixa potência (LPWAN).

A NB-IoT oferece repetições de transmissão e diferentes configurações de alocação de largura de banda na transmissão de uplink, aumentando assim, a extensão da cobertura além do que as tecnologias celulares existentes oferecem.


A NB-IoT pode viabilizar uma ampla gama de novos dispositivos e serviços de IoT. Ela reduz o consumo de energia dos dispositivos conectados, enquanto aumenta a capacidade do sistema e a eficiência da largura de banda. Os dispositivos conectados NB-IoT podem ter uma vida útil de bateria de mais de 10 anos para muitos casos de uso.


Como funciona a NB-IoT?


A NB-IoT é um padrão de transmissão de dados projetado para permitir que os dispositivos operem em redes de operadoras móveis. A tecnologia NB-IoT utiliza sinais de baixa largura de banda para se comunicar dentro das tecnologias GSM e LTE existentes.


Dispositivos e sensores especialmente projetados são os componentes básicos nos sistemas NB-IoT. Estes dispositivos coletam informações de seu entorno e as transmitem para estações base. As estações rádio-base individuais são conectadas a um gateway IoT e servidores de aplicação em nuvem para monitoramento centralizado e análise de dados.


Essa tecnologia é apoiada por todos os principais fabricantes de equipamentos móveis, chipset e módulos, a NB-IoT pode existir junto com as redes móveis 2G, 3G e 4G.


Quais são os benefícios da NB-IoT?


  1. Cobertura e conectividade: A NB-IoT pode ajudar a suportar um grande número de dispositivos, estabelecendo redes NB-IoT que podem se conectar a bilhões de nós. Projetado para cobertura estendida em ambientes internos, a menor complexidade dos dispositivos proporciona conectividade e comunicação de longo alcance.

  2. Baixo consumo de energia: A NB-IoT não precisa executar um sistema operacional pesado, ou fazer muito processamento de sinais, o que a torna mais eficiente em termos de energia em comparação com outras tecnologias celulares.

  3. Baixo custo dos dispositivos: Como é mais fácil criar dispositivos com menor complexidade, o custo dos dispositivos é significativamente mais baixo.

  4. Bateria com longa duração: Permite aos dispositivos embarcados com a rede ter uma vida útil de mais de 10 anos.

  5. Segurança: A NB-IoT é protegida assim como o 4G, incluindo recursos de criptografia e autenticação baseados em SIM.


Exemplos de aplicações NB-IoT

Exemplos de aplicações Narrowband IoT (NB-IoT).
Exemplos de aplicações Narrowband IoT (NB-IoT).

  • Medição inteligente: A NB-IoT funciona muito bem para monitorar medidores de água e gás através de transmissões de dados regulares. A cobertura de rede é um grande problema para a implementação de contadores inteligentes, pois os contadores são frequentemente instalados em locais difíceis, como em subsolos profundos, em adegas ou em áreas rurais remotas. A cobertura e conectividade da NB-IoT são capazes de resolver este problema.

  • Cidades inteligentes: A NB-IoT pode ajudar os governos locais a controlar a iluminação das ruas, determinar quando as lixeiras devem ser esvaziadas, identificar vagas de estacionamento livres, monitorar as condições ambientais e inspecionar as condições das estradas.

  • Edifícios inteligentes: Os sensores conectados à NB-IoT podem enviar alertas sobre questões de manutenção dos edifícios. Há também sistemas de monitoramento de temperatura interna que são baseados nos sensores NB-IoT. A NB-IoT pode, inclusive, servir como suporte para a conexão de banda larga de um edifício.

  • Rastreamento: A NB-IoT fornece uma maneira segura e barata de rastrear pessoas, animais e bens. A NB-IoT é perfeita para rastrear objetos que podem não estar em movimento o tempo todo.

  • Agricultura: A conectividade NB-IoT permite que agricultores e cidades capturem dados de sensores ambientais contendo módulos NB-IoT. Estes sensores podem ser usados para monitorar a temperatura e umidade do solo, assim como para rastrear os atributos da terra, poluição, ruído e chuva; enviando alertas caso haja algo fora do comum.


Quer saber mais sobre IoT e suas aplicações? Acesse já o nosso site!




Fonte:



Comments


bottom of page