top of page

Jigas de Teste (Gigas de Teste) no Segmento de Energia Solar

A preocupação com a mudança climática global, poluição e escassez de recursos é crescente, e faz com que fontes de energia renováveis se tornem alternativas cada vez mais necessárias. A energia solar tem uma ampla gama de aplicações, além de ser eficiente e sustentável.

A conferência que pode ser realizada por meio das Jigas de Teste garante a eficiência dos painéis de energia solar.
A conferência que pode ser realizada por meio das Jigas de Teste garante a eficiência dos painéis de energia solar.

Essas fontes de energia são inesgotáveis, à medida que são substituídas naturalmente e podem ser reabastecidas em um curto período de tempo, são conhecidas como recursos renováveis. Ou seja, luz solar, vento, biomassa, água, geotermia, etc., que podem ser aproveitadas continuamente, são as chamadas fontes de energia renováveis.


A Terra recebe uma enorme incidência de raios solares, uma energia que ela recebe todas as manhãs com o nascer do Sol. O Sol é uma fonte não exaustiva, confiável e não poluente. E essa energia solar pode ser utilizada por duas vias:


  1. Primeiro, a rota térmica, que utiliza o calor para o aquecimento da água, cozimento, secagem, purificação da água, geração de energia, dentre outras aplicações.

  2. Em segundo lugar, a rota fotovoltaica, que converte a energia solar em eletricidade, que pode então ser usada para uma série de propósitos tais como iluminação, bombeamento, comunicação e fornecimento de energia elétrica em áreas não eletrificadas.

A energia solar também pode ser utilizada para iluminação. O sistema de iluminação externa movido a energia solar é ideal para iluminar áreas em locais remotos onde a eletricidade está indisponível ou é errática.


Levando em consideração a importância da energia solar e seu impacto positivo nos diversos setores que atinge, é fundamental garantir que o sistema e as aplicações de energia solar se mantenham ativos por mais tempo e em sua máxima eficiência. E é justamente onde entram as Jigas de Teste.


A conferência que pode ser realizada por meio das Jigas de Teste garante a eficiência das células, e é fundamental para garantir o bom desempenho e a vida útil de um painel solar. Portanto, a realização de testes nos painéis é uma das ações mais importantes a serem realizadas, pois quanto mais eficiente for um painel solar, mais eficientes serão também as células usadas em sua construção, ou seja, mais energia solar será gerada por metro quadrado.


Confira alguns exemplos de teste que podem ser realizados por meio das Jigas, no contexto da Energia Solar:

  • Inspeção visual;

  • Resistência ao isolamento;

  • Medição dos coeficientes de temperatura;

  • Desempenho do painel solar com baixa irradiação;

  • Teste de resistência de Hot-Spot;

  • Teste de exposição ao ar livre;

  • Dentre outros.


Acesse já o nosso site e saiba mais sobre Jigas de Teste e suas aplicações!




Fontes:

https://rdso.indianrailways.gov.in/

https://hccenergiasolar.com.br/


Comments


bottom of page