top of page

O Futuro da Engenharia: 4 Tecnologias Emergentes e Tendências

Desde a Engenharia Elétrica e Civil até a Engenharia Industrial e Energética, os desenvolvimentos tecnológicos estão revolucionando o campo da engenharia. Nesse mundo de constante evolução, a engenharia está na vanguarda da inovação e mudança. Os engenheiros são os solucionadores de problemas que oferecem soluções para os desafios complexos do mundo moderno de hoje.


E assim como nosso mundo continua a evoluir, a indústria da engenharia segue o mesmo caminho. Aqui estão algumas das novas tendências em engenharia que estão atendendo às demandas da nossa sociedade em constante movimento:


1. Transferência de Energia sem Fio


Transferência de energia sem fio (WPT - Wireless Power Transfer).
Transferência de energia sem fio (WPT - Wireless Power Transfer).

A transferência de energia sem fio (WPT - Wireless Power Transfer), é uma tecnologia que transmite energia elétrica sem a necessidade de conexão física por fios. O uso da tecnologia sem fio não se limita apenas a eletrônicos, como smartphones ou tablets - seu potencial é aplicável a uma ampla gama de dispositivos, incluindo veículos elétricos, equipamentos médicos e automação industrial.


A WPT é uma maneira conveniente de carregar dispositivos sem o incômodo de cabos de extensão ou mesmo de procurar uma tomada. Essa nova inovação em engenharia elétrica também é segura, eficiente e benéfica para o meio ambiente, pois reduz a necessidade de baterias.


As tecnologias WPT estão sendo ativamente pesquisadas e crescem em um ritmo exponencial. De acordo com um relatório recente de 2023 do Mercado de Transferência de Energia sem Fio (WPT), o mercado de WPT deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta de 28,6% de 2023 a 2029.


Com o avanço cada vez maior da tecnologia, a Engenharia Elétrica estará à frente do jogo, dada a prevalência de eletrônicos e a demanda por especialização neste campo. Manter-se atualizado com essas tendências em engenharia elétrica é benéfico em uma ampla gama de indústrias, incluindo telecomunicações, transporte, energia e muito mais.


2. Gêmeos Digitais


Os gêmeos digitais são réplicas virtuais de objetos físicos dentro de uma representação digital de seu ambiente.
Os gêmeos digitais são réplicas virtuais de objetos físicos dentro de uma representação digital de seu ambiente.

À medida que a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual ganham popularidade em campos tecnológicos e de engenharia, não é surpresa que uma nova tecnologia digital esteja em alta no campo da Engenharia Civil, transformando a maneira como estruturas são projetadas e construídas.


Os gêmeos digitais são réplicas virtuais de objetos físicos dentro de uma representação digital de seu ambiente. Isso vai além dos modelos 3D tradicionais, utilizando dados em tempo real, simulações e aprendizado de máquina para fornecer uma compreensão abrangente do comportamento, desempenho e interações do objeto físico em seu ambiente do mundo real. Os engenheiros civis podem usar os dados do gêmeo digital para fazer melhorias, identificar falhas e obter insights que podem ser aplicados ao objeto real.


O mercado de gêmeos digitais está crescendo a uma taxa de crescimento anual composta de 61,3% desde 2023. Essa taxa de crescimento impressionante significa a crescente importância e adoção da tecnologia de gêmeos digitais em diversas indústrias, incluindo a engenharia civil.


3. Design Centrado no Humano


Design Centrado no Humano.
Design Centrado no Humano.

A Engenharia Industrial é toda sobre otimizar processos e sistemas complexos para torná-los eficientes, seguros e produtivos, por isso o design centrado no ser humano está na vanguarda da inovação nesse campo.


O design centrado no ser humano é uma abordagem para a resolução de problemas que prioriza as necessidades, comportamentos e preferências das pessoas no processo de design.


Os princípios de design centrado no ser humano estão sendo usados para uma ampla variedade de aplicações, como melhorar a ergonomia dos postos de trabalho, projetar ferramentas amigáveis ao usuário, otimizar sistemas de segurança e desenvolver interfaces de usuário intuitivas.


4. Energia Renovável


A energia renovável é uma tendência crescente na indústria da engenharia.
A energia renovável é uma tendência crescente na indústria da engenharia.

Os avanços em soluções de engenharia para energia solar, eólica e das marés estão nos impulsionando rapidamente em direção a um futuro de energia mais sustentável. As fontes de energia renováveis estão se tornando cada vez mais prevalentes à medida que a conscientização sobre as mudanças climáticas cresce e as pessoas em todo o mundo buscam reduzir seu uso de combustíveis fósseis.


Na verdade, você sabia que notáveis 83% de toda a capacidade de energia produzida em 2022 foi produzida por fontes renováveis? Não é de se admirar que a energia renovável seja uma tendência crescente na indústria da engenharia!


Os engenheiros desse setor projetam, desenvolvem e implementam sistemas de energia renovável, trabalhando em diversos projetos, como a criação de painéis solares eficientes, a otimização da tecnologia de turbinas eólicas e a engenharia de usinas hidrelétricas, de biomassa e geotérmicas.


Esses esforços são fundamentais para atender à crescente demanda mundial por energia sustentável, ao mesmo tempo em que mitigam o impacto das mudanças climáticas.


Abraçando o futuro da engenharia


Os engenheiros são os 'solucionadores' para os desafios complexos que nosso mundo moderno enfrenta. É importante ficar atualizado sobre essas últimas tecnologias e tendências, pois isso o ajudará a se equipar com as habilidades necessárias para se manter competitivo em um mercado de trabalho em evolução.


Todos os campos da engenharia estão passando por mudanças e tendências inovadoras que estão remodelando a maneira como abordamos problemas e projetamos soluções.



Quer saber mais sobre tecnologia e inovação? Acesse já o nosso site e saiba mais!





Comments


bottom of page