top of page

Hidrômetros Inteligentes: Consumo de Água Consciente e Sustentável

Com o constante aumento da urbanização e a inevitável escassez de água que se alastra no planeta, a medição inteligente da água com detecção de vazamento e monitoração constante permite que as concessionárias, cidades e municípios forneçam água da forma mais eficiente possível, ao mesmo tempo em que minimizam o desperdício.

Os medidores de água inteligentes medem a quantidade de água consumida em aplicações residenciais, comerciais e industriais.
Os medidores de água inteligentes medem a quantidade de água consumida em aplicações residenciais, comerciais e industriais.

Ao longo deste post iremos abordar:

Os medidores de água inteligentes medem a quantidade de água consumida em aplicações residenciais, comerciais e industriais. Os detectores de vazamento detectam anomalias no consumo para identificar potenciais vazamentos de água.


Todos os dados de monitoramento são coletados sem fio por meio de dispositivos inteligentes baseados em IoT (Internet das coisas). Esses dispositivos são alimentados por baterias que utilizam conectividade sem fio de baixa potência e com longo alcance.


Por meio dessa solução é possível equilibrar eficientemente a demanda e o fornecimento de água, reduzindo custos e contribuindo para a sustentabilidade. Além disso, as empresas de serviços públicos podem faturar automaticamente o consumo sem a leitura manual dos medidores, tornando o processo mais rápido e prático.


A transparência no processo, inclusive, melhora a satisfação do cliente e ajuda a economizar água, por meio do acompanhamento de todos os dados coletados por meio de dashboards automatizados.


O que são os medidores de água inteligentes?


Os medidores de água inteligentes são dispositivos que medem e comunicam o uso da água do consumidor ao fornecedor para facilitar a gestão da água e a distribuição adequadas. Estes medidores são equipados com uma unidade de computação eletrônica baseada em IoT, que facilita a comunicação entre o medidor e o fornecedor.


Ao contrário dos contadores de água mecânicos, os medidores inteligentes rastreiam o uso da água através de tecnologia como leituras ultrassônicas ou eletromagnéticas que proporcionam medições mais precisas.


Mas por que utilizar medidores de água inteligentes?


Embora os medidores mecânicos de água tradicionais tenham funcionado adequadamente ao longo dos anos, os consumidores e fabricantes estão esperando mais dos dispositivos de gerenciamento de água. Desde as preocupações com sustentabilidade até a necessidade de medições mais precisas, os medidores de água inteligentes vieram para melhorar a vida em todo o mundo.


Por exemplo, na África e no Oriente Médio, os medidores de água inteligentes ajudam a resolver os problemas de escassez de água, enquanto na Ásia, estes dispositivos inteligentes podem ser usados em uma série de ambientes de uso final. Em todas as partes do mundo, os medidores de água inteligentes facilitam a identificação de vazamentos pelos municípios e medem a água com precisão.


Além disso, estes dispositivos avançados beneficiam os consumidores, permitindo que as pessoas acompanhem mais de perto seu uso de água e garantam um faturamento preciso.


E quanto ao futuro?


A Internet das coisas será decisiva para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes, uma tendência que avança cada vez mais. Tecnologias como redes de sensores, câmeras, monitores e alto-falantes podem capturar informações que serão utilizadas pelos centros de operações municipais responsáveis pelo gerenciamento dos serviços e infraestrutura das cidades.


As aplicações são inúmeras, como sensores acoplados a veículos ou integrados a smartphones sendo capazes de transmitir informações sobre o tráfego, como condições de pista, engarrafamentos, entre outros, com maior precisão do que sensores fixos.


Ou seja, a tecnologia está evoluindo rumo a um futuro mais eficiente e sustentável, e essa realidade não está longe de se concretizar, pelo contrário, ela já está aqui! Clique aqui e conheça a nossa mais nova solução em medidores inteligentes: o IoTmeter.


Aproveite e conheça também o nosso site:



Ou entre em contato conosco, estamos à disposição para atendê-lo!


(41) 3538-2225 | (41) 99923-6207


Fontes:

https://www.solvay.com/

https://smartmodular.com.br/

https://www.silabs.com/


bottom of page